Domínio do seu site: acerte em cheio na escolha

A importância do seu nome de domínio.

Como você já deve saber, o domínio é o endereço que identifica a localização do seu site no imenso Universo da internet, tal como  www.nomedoseusite.com.br.

 

Ao contrário do que muita gente imagina, a escolha correta do seu domínio, tem um peso enorme na sucesso ou fracasso de um site, recomendando-se que antes de você iniciar o seu negócio online, seja um blog, um fórum, uma loja virtual ou um portal de entretenimento; você gaste um bom tempo pesquisando qual nome seria o mais apropriado para o seu site.

 

Nessa avaliação, vários fatores devem ser considerados: Vamos listar alguns deles a seguir:

 

O domínio de preferência deve estar relacionado ao seu nicho de atuação.

Existem vários fatores que contam para um bom posicionamento do seu site nos mecanismos de pesquisa, e estes serão discutidos  com maiores detalhes em futuras postagens.

 

Um desses fatores, que certamente não deve ser ignorado pelo webmaster, é justamente o domínio do site, que de preferência, deve estar diretamente relacionado ao seu nicho de atuação.

 

Antigamente  o Google dava uma grande destaque para sites que continham no domínio as palavras-chave, que estavam diretamente relacionadas ao assunto principal do site, tal como www.roupasimportadas.com.br.

 

Embora, hoje em dia, o Google atribua maior importância à qualidade do conteúdo do site, e à qualidade dos links externos que apontam para suas páginas, se você compor o endereço de seu domínio com as palavras-chave diretamente relacionadas ao seu negócio online, já iniciará seu projeto bem na frente dos seus concorrentes, tendo mais chances de aparecer no topo das pesquisas destas e de outras palavras-chave correlacionadas.

 

Já ensinei aqui como você pode fazer a pesquisa na ferramenta  de  palavras-chave do Google adwords e checar quais termos são os mais buscados no mecanismo de busca.

 

Procure compor o nome do domínio do seu negócio online com dois ou no máximo três termos, sendo que pelo menos um deles seja uma keyword de grande relevância para seu projeto.

 

Escolha um nome curto e de fácil memorização.

Mas nem só de visitas do Google sobrevive um site. Uma das principais fontes de tráfego para um site bem estabelecido são as visitas diretas, ou seja, que acontecem quando o visitante digita o endereço completo do site no seu browser.

 

A maioria dos visitantes acaba voltando para retornando para um site de que tenha gostado por meio deste recurso: Ele acaba guardando na memória o domínio do site, e digita o endereço na barra de endereços do browser.

 

Por esta, razão, além de você incluir palavras-chave, você deve priorizar a composição de nomes de domínios curtos, chamativos, únicos, que criem uma identidade sonora para o seu site.

 

Quando um site tem bom conteúdo, essa memorização do nome, é a responsável pela propaganda boca-a-boca entre amigos e pessoas que compartilhem um mesmo interesse.   E sabemos muito bem que a propaganda boca-a-boca é a ferramenta mais poderosa de divulgação com que um site pode contar.

 

Repare que sites muito famosos, até mesmo descartaram a inclusão de palavras-chave no domínio, apostando na criação de uma grande marca sonora fácil de lembrar, que rapidamente associamos ao site em questão, tal como : Google, Facebook, twitter, UOL, AOL, Mercado Livre, Amazon, Yahoo, Ig, Ebay, entre milhares de outros.

 

Registrando seu domínio pela UOL Host.

Tendo seu nome de domínio em mente, eu o aconselho que faça o seu registro pela  UOL Host.  Este site tem a grande vantagem de poder contar com um painel administrativo, onde você pode gerenciar facilmente seus vários dominios.

 

Se você ainda não tem uma conta na UOL, basta abrir um cadastro no site da UOL Host.  Feito isto, acesse o seu paine de cliente e antes de tudo faça uma pesquisa prévia para saber da disponibilidade do seu site.

 

Clique na guia e domínios e na parte inferior da página, localize a caixa onde está escrito “Registrar novos domínios”.

pesquisa de domínios disponíveis

Digite vários nomes que você já tenha em mente, marque apenas as opções de extensões .com, .com.br e .net, já que os outros tipos de extensões não são muito populares; e clique no botão “procurar” para saber se há disponibilidade desses domínios.

 

Muito provavelmente suas primeiras pesquisas não serão bem sucedidas, já que os nomes mais bacanas e que contenham as palavras-chave mais relevantes ao seu negócio já estarão registradas por terceiros.

 

Se este for o caso, faça as mais variadas alterações e/ou combinações até achar um nome disponível. Por exemplo, se a sua idéia inicial era de registrar um domínio como www.videosnacionais.com e este já se encontrar registrado, faça tentativas combinando o nome com números, tipo “www.videosnacionais10.com” ou separando os termos por hífens como “www.videos-nacionais.com”.

 

Encontrando-se o domínio desejado disponível, recomenda-se no caso de você ter um bom capital disponível no início, que  registre domínios homônimos com a maior quantidade de extensões possíveis, assim você criará uma marca sonora e ainda por cima não perderá uma visita, já que alguém que visitou o www.videosnacionais.com e pretende retornar, mas não se lembra direito a extensão final do endereço, será automaticamente direcionado para seu portal, caso ele erre e digite .com.br, .net ou .info no final.

 

Pelo mesmo motivo, é aconselhável que você registre domínios com grafias semelhantes à sua, tal como www.lojadojose.com e www.lojadojoze.com ou lojasdojose.com pois é muito grande a quantidade de pessoas que erram a grafia ao digitar o endereço no browser.

 

Depois de feita a busca, o UOL Host vai lhe retornar os nomes de domínios que estão diponíveis.

Veja que neste caso, eu tive sorte e todas extensões estão disponíveis para lojadogeraldo.

resultado de pesquisa de domínios

A princípio vou registrar apenas www.lojadogeraldo.com e clico no botão “Registrar domínios selecionados”.

resultado de pesquisa de domínios

Veja que o valor que irei pagar pelo seu uso durante o período de um ano  é de apenas R$ 39,90: um dos investimentos mais baixos num negócio online.

avançar para o cadastro de registro domínio

Depois de clicar em “contratar”, você será direcionado para uma página onde escolherá o método de pagamento, que tanto pode ser feito pelo cartão de crédito, como pelo boleto bancário.

 

Pronto! Você a partir de agora terá um domínio inteiramente seu na internet, e quando chegar a época da renovação, o UOL irá enviar vários e-mails, notificando sobre o vencimento, e questionando se você quer renovar ou não o domínio por mais um ano.

 

Alterando os DNS do domínio do seu negócio online.

Pronto! Agora que você registrou seu domínio, resta o trabalho de alterar os seus DNS de forma que  o domínio identifique aonde estão os arquivos que deverão ser carregados no browser assim que alguém digite o endereço do site.

 

Para quem não sabe DNS é a sigla de Domain Name System, que justamente identifica o Servidor aonde estão alojados os arquivos do site.

 

Para configurar os DNS de seus domínios, vá até o seu painel de administração do UOL Host.  Lá irá aparecer a listagem de todos os domínios que foram registrados por você.

 

Selecione o domínio desejado e escolha no combo localizado na parte superior da página a quarta opção, que é mudar  autoridade DNS.

alterando o DNS do domínio.

Na próxima página irá aparecer três campos para você preencher com os DNS informados pela empresa de hospedagem no ato da contratação do serviço. Geralmente basta apenas dois nomes de DNS: o master e o slave para que você faça a configuração correta.

 

Feita a alteração, aguarde até 48 horas para a propagação seja feita, e o domínio aponte corretamente para os arquivos que estão na sua conta de hospedagem.

 

 

 

Gostou deste artigo?  Então insira seu e-mail abaixo e receba minhas dicas e atualizações deste blog gratuitamente

2 Comentários

  1. Pingback: Tutorial de como usar o cpanel- Parte II - Formas de se Ganhar Dinheiro na Internet.

  2. Pingback: Crie a sua Loja Virtual Grátis com a Loja Integrada. - Formas de se Ganhar Dinheiro na Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *