Como Criar um Blog no Blogspot.

Já vimos aqui no Seu Bom Negócio Online, que se você quer ganhar dinheiro na internet, uma das formas mais seguras e conhecidas para se atingir esta meta é a de escrever um blog.   Se seu blog for de qualidade, ele atrairá muitas visitas e com essa audiência, você poderá ganhar dinheiro com a publicidade que é veiculada nele.

Vimos também que existem diversas plataformas que permitem a construção e o gerenciamento de um blog, sendo as mais conhecidas as do blogspot e a do wordpress.

Se você tem o propósito de ganhar dinheiro, a mais indicada é a do wordpress, por ser mais completa e por oferecer inúmeros recursos, incluindo os plugins, que permitem um grande incremento das funcionalidades do blog, transmitindo para a sua audiência uma imagem mais profissional.

Mas se você nunca teve uma experiência com blogs, a utilização do blogspot é a mais aconselhada para a sua primeira investida neste Universo, já que além de ser mais fácil de ser utilizada, ela é completamente gratuita. Você não precisará se preocupar em contratar nenhum serviço de hospedagem e nem pagar pelo domínio.

Além disso, nada impede que você ganhe muito dinheiro com um blog hospedado no blogspot, desde que você se empenhe e crie um site de muita qualidade e que atraia muitas visitas. Existem muitos blogueiros famosos que ganham muito dinheiro e sempre trabalharam com esta tradicional plataforma.

Bem, agora vamos ver passo-a-passo como criar um blog no blogspot.

Acesse o site do blogspot.

Em primeiro lugar acesse www.blogspot.com . Como ele é de propriedade do Google, ele vai pedir o login e senha da sua conta Google antes de permitir a sua entrada no site. Se você ainda não tem uma conta no Google, crie uma.

Depois que estiver logado, clique no botão “Novo blog” para começar a construção de seu novo projeto.

 

Escolhendo o nome do blog.

Vai abrir uma janela pop-up, solicitando que você atribua um nome e um endereço de domínio para o seu blog. Procure escolher um nome que descreva bem sobre o que seu blog está falando, e que ao mesmo tempo seja um termo bem buscado no Google. Repare que o endereço escolhido terminará com blogspot.com. Isso acontece porque ele será um subdomínio do blogspot.com, mas se você quiser, poderá mais tarde contratar um domínio personalizado, o que é algo bem barato.

Atribuindo um nome de domínio no blogspot.

Tenha paciência nesta etapa, pois justamente pelo fato de ser um serviço gratuito, existem milhões de blogs por aí e muito provavelmente já existe algum que tenha escolhido o seu subdomínio, ainda mais se você trabalha em um nicho bem concorrido. Seja criativo e tente variações até acertar um endereço que esteja livre.

Personalizando seu blog.

Assim que você criar seu primeiro blog, você será redirecionado para uma página com a listagem de seus blogs. Seu único blog no momento irá aparecer inserido numa barra com uma série de opções. Se você quiser configurar o seu blog, este é o momento mais indicado. Clique na seta localizada ao lado da imagem de um bloco de anotações. Vai aparecer um combo com uma série de opções.

Você pode começar escolhendo o modelo para o seu blog. O blogspot oferece algumas opções básicas, que você poderá personalizar depois, mudando o seu plano de fundo, as suas cores, a fonte e as dimensões das várias barras que compõem o corpo do layout.

Escolhendo um modelo de blog.

Se você não ficar satisfeito com as opções oferecidas pelo blogspot,poderá buscar por templates alternativos na web, buscando no Google por templates gratuitos para blogspot. Você encontrará uma infinidade de opções.   Esses sites permitem que você realize o download desses modelos, que são salvos em arquivos do tipo XML. Nesse caso, para incorporar este template ao blog, você deve clicar em “editar HTML” e substituir completamente o código existente pelo do template que você baixou.

 

 

Arrumando o Layout.

Depois de escolher o modelo, clique em layout no menu esquerdo. Nessa opção, você vai escolher como vai disponibilizar os elementos constitutivos de toda a estrutura do blog. A organização original do layou vai variar de modelo para modelo.

O cabeçalho é destinado à inserção da imagem que personalizará o seu blog. Antes de inseri-la procure ajustar as suas dimensões para que ela fique com 780 pixels de largura.

Existem alguns gadgets (elementos) fundamentais do layout de seu blog, como o “Quem sou eu”, aonde você irá realizar uma pequena apresentação pessoal e definir o objetivo principal do blog. Além dele, temos o “Arquivo do blog” que lista todas as postagens segmentadas por mês e ano.

 

adcionar um gadget no blogspot

Mas você pode modificar à vontade a estrutura do seu blog. Para isso clique em “Adicionar um gadget” para ser redirecionado para uma janela que oferece uma infinidade de recursos para você incrementar seu blog, tais como inserir uma lista de links, uma ferramenta de tradução ou a listagem de suas postagens mais populares.

Em se tratando do assunto ganhar dinheiro, um gadget muito útil para você será o de adicionar um código HTML/Java Script, que permitirá a inserção dos códigos de seus banners de publicidade.

 

 

            Escrevendo a sua primeira postagem.

Não mistérios para você publicar sua postagem no blogger. Volte ao painel anterior e clique no botão “Nova postagem” localizada no topo do menu lateral esquerdo. Note que surgirá uma área em branco situada abaixo de uma barra de ferramentas similar a de qualquer editor de texto. Este editor permite a formatação do texto, a inserção de imagens, links ou até mesmo um vídeo. Você pode escrever tanto no modo normal como no HTML.

Escrevendo sua postagem no blog.

Existe a possibilidade de você criar marcadores para a sua postagem, que facilitará a navegação de seus visitantes como a de programar a publicação de sua postagem. Esse último recurso será muito útil se você não dispuser de muito tempo suficiente para postar todos os dias. Se você quiser, poderá programar todas as publicações de uma semana, por exemplo.

Depois de editar toda a sua postagem e revisar, basta clicar em publicar para que suas palavras sejam lidas pelo Mundo. Simples, não é?

 

                        Conclusão.

Embora a plataforma blogspot não seja a mais aconselhada para a criação de um blog altamente profissional, ela fortemente indicada para aqueles que querem começar neste ramo, pois ela é tão simples, que chega a ser divertido configurar todas as funcionalidades do seu blog sem gerar dor de cabeça. Além disso ela é totalmente gratuita, sem a necessidade de contratar inicialmente um serviço de hospedagem ou um registro de domínio, permitindo que você realize várias experiências antes de ter certeza de que blogar é a sua praia e investir em projetos maiores.

Para esses projetos mais profissionais, indicamos a utilização da plataforma WordPress, cuja instalação completa, ensinaremos em postagens posteriores.

 

Gostou deste artigo?  Então insira seu e-mail abaixo e receba minhas dicas e atualizações deste blog gratuitamente