Nicho de mercado lucrativo: acerte no alvo!

  • O que é um nicho de mercado, e por que é fundamental escolhê-lo bem.

Já abordamos aqui no Seu Bom Negócio Online como você pode criar seu blog tanto utilizando a plataforma gratuita blogspot, como a do wordpress, que é mais rica em recursos, e que proporciona um trabalho de aparência mais profissional.

 

Mas o ponto decisivo para que o seu blog atinja o sucesso com mais facilidade se situa bem antes de você começar a escrever seus primeiros artigos, e não tem nada a ver com técnicas de boa escrita ou com dicas avançadas de otimização, que por sinnal, ainda serão discutidas neste blog.

 

Estou da falando da escolha certa do seu nicho ou segmento do mercado com que você irá trabalhar. Sim, porque o seu empreendimento na internet, seja ele um blog, loja virtual ou seja lá o que for deverá se focar num nicho ou de preferência num subnicho de mercado, já que assim você atrairá a atenção de um público próprio que tem interesses e necessidades  específicos, e que por isto mesmo terá maiores chances de se tornar uma clientela cativa para os produtos que você terá para oferecer ou promever.

nicho de mercado errado

Isso acontece, porque ao segmentar o seu nicho de mercado, você reduzirá drásticamente a quantidade de concorrentes, além de se posicionar como uma autoridade sobre determinado assunto, e com isso exercer maior influência sobre público na hora de indicar seu produto.   Imagine só se você visita um determinado blog que fala sobre qualquer assunto de política até religião, passando por moda, beleza e saúde. De repente ele faz um propaganda no seu blog, indicando o produto X que ele diz que é excelente para promover a perda de peso.  Você compraria este produto influenciado por esta indicação?  Bem, a não ser que esta pessoa fosse uma celebridade, quase que certamente você ficaria com um pé atrás não é mesmo?

 

Mas uma indicação é bem mais eficiente se você só escreve artigos sobre emagrecimento e dá dicas gratuitas de dietas saudáveis e eficazes, tendo muito mais credibilidade ao promover aquele produto fantástico que promete ser o guia definitivo para o emagrecimento para seu público. Percebeu a diferença?

 

  • Você tem que escolher um nicho com o qual você se identifique.

Mas quais são os critérios para você acertar na mosca o seu nicho de mercado ideal, que fará com que seu blog atinja o sucesso mais rapidamente e consequentemente muitos lucros? Bem, basicamente são quatro os principais fatores que serão determinantes na sua escolha, configurando o princípio da convergência.  Quando estes fatores se reúnem, você estará no caminho certo para  a escolha do seu tema principal.

 

O primeiro deles, certamente é a identificação que você sente com seu nicho de mercado. Você deve escrever sobre um tema pelo qual você tenha grande interesse ou paixão mesmo, pois escrever um blog exige muita dedicação. Você irá passar horas de sua semana se dedicando à escrever artigos e mais artigos para seu blog. Além disso terá de investir tempo na divulgação do seu blog, postando mini artigos nas redes sociais, comentando em outros blogs do mesmo nicho.

 

Se você tiver grande interesse pelo tema abordado, seu trabalho ficará bem menos árduo ou até mesmo agradável.

 

  • Você deve dominar o assunto.

Para ter mais credibilidade ao recomendar produtos de terceiros, você deve conquistar autoridade entre seus leitores.  Deve passar a imagem de que você domina totalmente o assunto sobre o qual você escreve.  Mas se você ainda não tem o conhecimento  suficiente para ser um expert no seu nicho de mercado, fique tranquilo, pois você terá que compensar essa falta momentânea de conhecimento com muita vontade de aprender e estudos sobre sua especialidade.

 

E para que você tenha essa garra e motivação em pesquisar sobre determinado assunto, você precisa contar com o primeiro fator que abordei, que é justamente o de gostar deste assunto.

 

  • O nicho de mercado tem que ter uma grande procura

Mas de nada adianta você gostar de determinado assunto, ser um especialista nele, se tem pouca gente interessada, pesquisando por ele na internet.  Isso porque o que gera dinheiro na internet é o tráfego, e se seu blog recebe poucas visitas, ele estara fadado ao fracasso.

 

Vou dar um exemplo pessoal para ilustrar muito bem isso.  Eu adoraria escrever blogs que teriam como tema principal a astronomia, o meio ambiente ou filosofia por exemplo, mas não me aventuraria nesta empreitada se meu objetivo fosse ganhar dinheiro, simplesmente porque tem poucas pessoas interessadas nestes temas na internet e muito menos propensas a comprar algum dos raros produtos existentes no mercado digital relacionados a estes temas.

 

Esse público pode até ser muito qualificado, mas nem se pode comparar em termos quantitativos ao público que os chamados grandes nichos conseguem atrair. Entre os exemplos de grandes nichos temos o de saúde e bem estar, o de relacionamentos, o de marketing digital, o de economia doméstica e o de produtividade.

 

Uma ótima dica para saber se o seu nicho de mercado tem uma grande procura na internet, é a utilização da ferramenta de palavras-chave do Google Adwords.  Para utilizá-la, você precisa ter uma conta no Google e acessar a página do Adwords.

Entrando em sua conta acesse o menu Ferramentas e desça até o submenu planejador de palavras-chave.

planejador de palavra chave

Na página que pergunta por onde você gostaria de começar, escolha a opção “Encontrar novas palavras-chave” e a subopção “Procurar novas palavras-chave usando uma frase, website ou categoria”.

procura por novas palavras-chave

Insira no campo logo abaixo um ou mais palavras-chave relacionados aos assuntos pelos quais você tenha interesse e clique no botão azul “obter idéias” situado no rodapé da página.

 

Nos resultados, clique na aba “idéias de palavras-chave” para ver os termos relacionados aos que você inseriu e que tenham uma maior quantidade de buscas na internet.

ideias de palavras-chave

  1. Clique na coluna “Média de pesquisas mensais” para ordenar os resultados na ordem decrescente.

Faça várias experiências semelhantes com diversos temas e nichos de mercado com os quais você sinta afinidade. Para cada um deles escolha uma gama de cinco a dez palavras-chave e repita o procedimento descrito acima.  Transfira os resultados para uma planilha e escolha trabalhar com aqueles temas cujas palavras-chave relacionadas contam com no mínimo 50000 buscas mensais de média.

 

  • Deve ter uma concorrência razoável

Ao mesmo tempo em que o assunto escolhido tem de ser muito pesquisado na internet, ele não pode contar com a presença de muitos blogs concorrentes.  Uma dica para se livrar da concorrência é atentar para a segunda coluna (número 2 da imagem) da planilha apresentada pelo planejador de palavras-chave. Esta coluna indica se a palavra tem um nível de concorrência alta média ou baixa.  Embora estes resultados sejam baseados nos valores médios ofertados pelos anunciantes do Google Adwords, este índice já é um bom parâmetro para avaliar a sua concorrência.

 

Outra dica fundamental é a de fugir dos grandes nichos de mercado de assuntos mais gerais, já que aí já estão bem estabelecidos sites mais antigos que já são campeões de visitas, e será mais difícil para você, que é iniciante, competir com estees tubarões.

 

A solução para isto seria você segmentar ainda mais o seu nicho de atuação. Por exemplo: se você resolveu trabalhar com o nicho de saúde e bem-estar, foque o seu conteúdo apenas no subnicho de emagrecimento. Se você resolveu trabalhar com futebol, crie um blog que fale apenas sobre o futebol europeu. Se escolheu trabalhar com o grande tema “finanças pessoais”, crie um site que foque apenas nas dívidas e como se livrar delas.  E assim por diante.

 

  • Deve haver uma gama de produtos associados à este nicho.

O último e decisivo fator para você acertar em cheio na escolha do seu nicho de mercado lucrativo, é o de avaliar se há uma grande gama de produtos e serviços associados à este segmento.  De nada adianta, você se identificar com seu nicho, ser uma autoridade no assunto, seu blog receber milhares de visitas diárias advindas do Google, se você não pode promover para a sua audiência, produtos que satisfaçam as necessidades e desejos do seu público, pois será da promoção e venda destes produtos como afiliado, que virá a recompensa financeira pelo seu árduo trabalho.

 

Um grande exemplo de grande  nicho que tem poucos ou nenhum produto comercial associado é o de sites de de downloads de músicas e filmes.  Eles recebem um tráfego gigantesco, porém estas visitas tem pouco valor comercial, já que a maioria do público que visita este tipo de site é atraída justamente pelo conteúdo gratuito, sendo pouco propensa  a comprar qualquer produto oferecido.

 

Para saber se seu nicho é realmente rentável, sugiro que depois da escolha, faça uma visita ao site do Hotmart e navegue pela plataforma, afim de ver se existem infoprodutos relacionados ao seu nicho de mercado.  Se o resultado da busca for positivo, isto significa que sim, seu público-alvo está disposto sim a meter a mão no bolso e gastar na obtenção de um produto que resolva definitivamente os seus problemas.

 

  • Conclusão

Estes quatro fatores citados acima, quando estão reunidos acendem o sinal verde de que você está na direção certa na escolha do seu nicho de mercado lucrativo. Claro que esta escolha por si só não será determinante para o sucesso do seu blog, já que todo um trabalho bem feito de sua parte será necessário para que seu projeto se destaque dentro de seu nicho.

 

Mas esta é uma etapa que não pode ser ignorada e pode encurtar e muito a trajetória de seu blog rumo ao sucesso.

Gostou deste artigo?  Então insira seu e-mail abaixo e receba minhas dicas e atualizações deste blog gratuitamente

3 Comentários

  1. Gabriel

    Parabéns pela abordagem!
    Um Nicho de Mercado ajuda muito no marketing de posicionamento e branding. Atrair as pessoas certas é muito mais fácil. Além disso, conseguimos muito mais credibilidade sendo especialista em um nicho.

    Gosto bastante do site
    http://www.guianichodemercado.com
    que aborda o tema de diversas formas

    • Douglas

      Obrigado por seu comentário, Gabriel!

  2. Pingback: Acerte na escolha do domínio do seu negócio online. - Formas de se Ganhar Dinheiro na Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *