Como ganhar dinheiro com blog

       Ganhar dinheiro com blog é uma das formas mais populares e acessíveis geração de renda online.

É também uma das mais seguras, já que o blog se torna o ponto de atração de tráfego e potenciais clientes advindos de todas as partes da internet. O blog se torna um ímã natural de tráfego, aonde as pessoas chegam até você, ao invés de você ter de ir ao encontro delas. É por meio do blog também que você poderá criar a sua lista de contatos através da caixas de capturas de e-mails localizadas em postos estratégicos do site.

Ganhar Dinheiro com Blog.

É para estas listas de contatos que você enviará as suas campanhas de e-mail marketing que são altamente eficazes.

O mecanismo de geração de receita de um blog é semelhante ao de um canal de televisão. Você posta regularmente artigos falando sobre um determinado assunto como futebol brasileiro, por exemplo, e quando seu blog tiver conteúdo suficiente e de qualidade, ele fatalmente atrairá visitas advindas principalmente dos mecanismos de buscas.

Com a geração de tráfego e a fidelização de sua audiência, seu blog naturalmente atrairá a atenção de patrocinadores, que estarão dispostos a comprar espaços publicitários no seu site.

Mas não é qualquer blog, que consegue reter um bom tráfego e consequentemente gerar uma boa renda. Para você criar um blog de sucesso, você terá que atender uma série de pré-requisitos que o diferenciarão de um blog qualquer. Neste artigo pretendo citar estes requisitos e as várias formas de rentabilizar seu blog.

O que preciso para criar um blog de sucesso.

Escolher um bom nicho de mercado.

Escolhendo o nicho certo.

       Em primeiro lugar, você deve definir muito bem qual será o tema tratado por seu blog.

Evite ao máximo escrever sobre tudo, abrangendo assuntos como futebol até meio ambiente, passando por fofocas das celebridades. Os grandes portais da internet já falam sobre tudo e você que trabalhará sozinho, não terá condições de produzir conteúdo de qualidade e na quantidade que seja capaz de concorrer com o Globo, Terra, Uol, Yahoo e outros.

Você deve se concentrar num nicho de mercado ou um assunto bem específico, no qual você possa se especializar e com isso atrair a atenção e visitas de um público bem segmentado e fiel.

Por exemplo, no mercado existem vários nichos abrangentes como culinária, futebol, saúde, relacionamentos, etc. E dentro de cada um existem os subnichos, como futebol europeu ou dietas dentro de saúde. Se mantenha sempre fiel ao tema abordado no seu blog.

Mas para você ganhar dinheiro, você precisa mais do que isso: precisa escrever sobre um assunto que além de atrair o interesse de muitas pessoas, esse público-alvo tenha as condições e o interesse em pagar por produtos relacionados ao tema abordado em seu blog.

Você pode escrever um excelente blog sobre astronomia, ou física quântica, mas duvido que este assunto atraia um grande fluxo de visitas e muito menos de patrocinadores. O mesmo não se pode dizer sobre um blog que fala sobre musculação.

Portanto antes de começar a escrever um blog, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado na própria internet, utilizando ferramentas como a de palavras-chave do próprio Google.   Em primeiro lugar pesquise no Google, Facebook, Youtube e outras mídias sobre assuntos que geram uma grande audiência, e depois veja em plataformas como o Hotmart, se há uma boa quantidade de produtos sendo vendidos para esse público.

Alguns nichos de mercado que são bons de trabalhar são o de investimentos, negócios, dietas, musculação, motivação, desenvolvimento pessoal, alimentação entre tantos outros.

 

Planejamento e pauta de conteúdo.

Planejamento de um blog.

Fazer um bom planejamento é essencial para o sucesso de um blog. Você deve postar seus artigos com uma certa frequência como de uma a três vezes por semana, para que seu público sempre tenha algo novo para ler.

Por isso, antes mesmo de lançar seu blog é bom que você determine o que será escrito e quando serão postados seus artigos durante um certo período. É a chamada pauta de conteúdo. Ter uma pauta de conteúdo é fundamental para que a falta de assunto não venha a quebrar periodicidade de seu blog.

Antes de estabelecer a sua pauta de conteúdo, pesquise na internet sobre os termos e as dúvidas de nicho de mercado que são mais buscados no Google. Com base nesses termos, crie títulos e desenvolva artigos sobre essas questões.

Você não é nenhum gênio ou especialista que domine totalmente o seu tema. Será necessário que você realize algumas pesquisas na internet antes que você desenvolva o artigo que estará na pauta do dia.

Mas JAMAIS copie nada de ninguém. Os mecanismos de buscas punem impiedosamente os blogueiros que tem a mania de copiar tudo o que escrevem.

Reescreva tudo o que leu  e pesquisou com as suas próprias palavras, sob o seu ponto de vista. Adote uma linguagem pessoal que o identifique.

Originalidade é um elemento primordial para o sucesso na blogosfera.

Além de ser valorizado pelos buscadores como o Google, sua originalidade poderá cativar seus leitores, sendo um grande diferencial perante a concorrência.

 

 

Optar por uma boa plataforma.

 Wordpress eBlogger

Para ter um blog altamente profissional, você precisa optar por uma boa plataforma de publicação. Plataforma é o software responsável pela criação e geração de conteúdo do blog.

Existem duas plataformas que são as mais conhecidas do grande público:

  • O blogger que é gratuito, sendo possível inclusive a dispensa de um domínio próprio e a contratação de um serviço de hospedagem já que os arquivos ficarão hospedados no próprio site do blogger.
  • WordPress, que é o mais recomendável pela possibilidade de se implementar as funcionalidades do blog por meio de plugins. Com a plataforma wordpress, você terá a garantia de ter um blog altamente profissional, com o diferencial que terá que registrar um endereço de domínio por sua conta e contratar um serviço para a hospedagem dos arquivos do blog. Os custos destes serviços são irrisórios em comparação com os benefícios advindos da posse um blog otimizado.

 

Ter um bom design.

 Um bom design para seu blog.

            Para ser profissional, seu blog precisará contar com um bom design ou visual proporcionado pelo template, que fornece a organização visual de seu blog.

O conteúdo é o principal responsável pelo sucesso de seu blog, mas de nada adianta ter um excelente conteúdo se seu visual for de qualidade amadora. Não se esqueça de que a primeira impressão é a que fica. Lembre-se de que no marketing, o visual tem um papel fundamental na transmissão de credibilidade.

Você assistiria e confiaria num telejornal que fosse apresentado por um âncora despenteado, desdentado e vestindo uma camisa de alça?

Existem bons templates gratuitos na internet, mas os melhores são pagos. Em outros artigos, postarei a relação dos melhores sites de ambas as categorias.

 

Ser bem otimizado.

Como ganhar dinheiro com blog, se o seu não recebe muitas visitas? Sem tráfego, sem publicidade e consequentemente sem dinheiro, simples assim.

      É claro que seu blog pode ter várias origens de tráfego, mas o Google e outros mecanismos de busca continuam sendo responsáveis pela maior parte das visitas dos sites.

Existem várias técnicas de otimização, ou seja, técnicas que fazem seu blog ficar mais visível perante o Google, e que podem ser aplicados tanto no interior de seu conteúdo, como fora dele, através de links com outros sites.

Vamos detalhar estas técnicas em outras postagens.

 

Como ganhar dinheiro com blog escolhendo as formas adequadas de monetização

 rentabilização

            Depois que seu blog tiver recebendo uma quantidade razoável de visitantes, você poderá pensar em rentabilizá-lo por meio de anúncios. Existem várias formas de você rentabilizar seu blog. Seguem aqui algumas das mais utilizadas.

Google Adsense.

Umas das formas mais simples de começar a ganhar dinheiro com seu blog é através dos anúncios contextuais da rede do Google Adsense.

Os anunciantes pagam para que o Google exiba sua publicidade nos blogs afiliados, que tenham um conteúdo relacionado aos anúncios. Toda a vez que um visitante clicar num desses anúncios, o anunciante paga um valor simbólico para o Google, que por sua vez repassa uma parte desse dinheiro para o dono do blog que cedeu o espaço publicitário.

Para exibir os anúncios da rede do Google adsense, basta fazer uma inscrição no site, que depois lhe fornecerá um código, responsável pela exibição dos anúncios, que deverá ser colado em algum espaço do seu blog.

Quando os cliques gerados proporcionarem um montante de U$ 50,00, você poderá solicitar a transferência para alguma conta de sua titularidade.

Se seu blog tiver um certo tráfego de visitas, você fatalmente ganhará uns bons trocados com o Google adsense, mas ganhar muito dinheiro com essa rede é uma arte, que depende de alguns macetes como o bom posicionamento dos anúncios no blog.

Essa arte é ensinada no curso “Como Ganhar Muito Dinheiro com o Google Adsense” de Jonathan Taioba.  Se você seguir à risca as simples tarefas ensinadas  neste curso, você pode em poucos meses atingir a marca de U$ 100,00 de faturamento por dia usando apenas o Google Adsense.

banner

 

Programas de afiliados.

Similar à exibição dos anúncios contextuais do Google, aqui você exibe anúncios de produtos relacionados ao seu nicho de mercado. A diferença é que você só recebe uma comissão se uma venda do produto for feita a partir de seu site.

Embora seja muito mais difícil realizar uma venda do que receber um simples clique em um anúncio, as comissões oferecidas pelos programas de afiliados costumam ser bem generosas. Em média um produtor paga mais de R$ 100,00 reais de comissão a seu afiliado por cada venda de seu produto. Como a média de conversões costumam ser na proporção de uma venda a cada 100 cliques, os ganhos costumam ser similares ou até superiores aos do Adsense, que paga de alguns centavos até R$ 1,00 por cada clique.

Além disso, você pode promover produtos de afiliados por outros meios que não sejam banners, incluindo postagens feitas exclusivamente para descrever o conteúdo do produto e das vantagens de obtê-lo. É claro que você só deve fazer estas postagens chamadas de reviews se tiver adquirido o produto. Você também poderá enviar campanhas publicitárias de e-mail marketing para seus subscritores que você angariar por meio de seu site.

Existem bons programas de afiliados pela internet, mas eu recomendo muito que você procure por anunciantes na rede de afiliados do Hotmart, que reúne os melhores produtos, que pagam as melhores comissões da internet brasileira.

 

Venda de espaço publicitário.

publicidade

Quando seu site receber uma boa quantidade de visitas e se tornar uma espécie de referência no seu nicho, você mesmo poderá vender diretamente espaço publicitário para os anunciantes.

Aqui o método de rentabilização é diferente da gerada pelo Google adsense e dos programas afiliados, já que o anunciante comprará uma quantidade de exibições de anúncios ou tempo de veiculação dos mesmos no blog.

Você pode ser contatado por estes anunciantes ou você mesmo pode ir ao seu encontro fazendo uma busca pelo Google e entrando em contato com eles, oferecendo a sua proposta. Esta forma de rentabilização pode ser muito lucrativa.

 

Venda de seus próprios infoprodutos.

 

criação de venda de infoprodutos

Com o passar do tempo e a experiência adquirida, você pode pensar em criar o seu próprio infoproduto que ajudará a sua audiência na resolução de algum problema.

Você poderá começar a sua divulgação dentro do seu próprio blog através de banners publicitários ou de postagens.

 

Criação de conteúdo Premium.

site restrito

Esta é uma forma recomendada para os especialistas que trabalham já a algum tempo no seu nicho de mercado. Você pode disponibilizar um conteúdo mais qualificado e especializado em uma seção privada de seu site, que só estará disponível para os assinantes que pagarem uma determinada taxa mensal.

Pense bem: você detém algum tipo de conhecimento que você só compartilharia com aqueles que estivessem dispostos a pagar por eles. Se sua resposta for sim, considere seriamente esta outra modalidade de se ganhar dinheiro na internet.

 

Conclusão.

 

Agora você que você já sabe as etapas necessárias de como ganhar dinheiro com blog, é chegada a hora de colocar todo este conhecimento em prática.

Mas ao mesmo tempo é um trabalho que exige constante dedicação, afinal você terá sempre que abastecer seu site de conteúdo novo e fresquinho para a sua audiência ávida por novidades.

Além disso, um blog requer a presença constante do seu criador para que ele realize as tarefas rotineiras de manutenção tais como a resposta à comentários, gerenciamento da otimização e reotimização do site, divulgação entre tantas outras tarefas.

Mas todo este esforço vale muito apena, pois você estará trabalhando com algo que gosta muito.

 

 

 

 

Gostou deste artigo?  Então insira seu e-mail abaixo e receba minhas dicas e atualizações deste blog gratuitamente

5 Comentários

  1. Pingback: 7 dicas de como montar um blog de sucesso para universidade - My Marketing Digital

  2. Pingback: 7 dicas de como montar um blog de sucesso para IES

  3. Pingback: Como Divulgar meu blog com dez estratégias eficazes. - Formas de se Ganhar Dinheiro na Internet.

  4. Pingback: Como instalar o wordpress. - Formas de se Ganhar Dinheiro na Internet.

  5. Pingback: Host Gator: o melhor serviço de hospedagem de site. - Formas de se Ganhar Dinheiro na Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *