Passo a passo de como instalar o wordpress.

Vimos na postagem “Os Segredos para Ganhar Dinheiro Escrevendo um Blog de Sucesso” que são duas as plataformas mais utilizadas para criar o seu blog: o blogspot, que é totalmente gratuito e o wordpress, que também é gratuito, mas cuja instalação exige que você contrate um serviço de hospedagem com suporte à criação de banco de dados.  Não são todos os planos de hospedagem que oferecem esse serviço, mas eu recomendo o plano M da Hostgator.

Apesar deste investimento extra, a utilização da plataforma wordpress é bem mais recomendável por dar um aspecto bem mais profissional ao seu site, além de oferecer muito mais recursos para turbinar seu blog.

Existem diversas maneiras de você instalar o wordpress no seu servidor de hospedagem: aqui vou me deter na explicação de como instalar manualmente os arquivos da plataforma, que é a opção mais completa.

 

Primeiro passo: Faça o download do pacote dos arquivos do WordPress.

O primeiro passo é simplesmente ir até o site do wordpress em http://br.wordpress.org e procurar pelo link de download da versão mais atualizada do wordpress em língua portuguesa.

baixando os arquivos do wordpress

 

Suba os arquivos do wordpress para o servidor de hospedagem.

 

O próximo passo é o de subir os arquivos que você acabou de baixar para seu servidor de hospedagem. Existem diversas formas de fazer isto, incluindo a utilização de programas de servidores de FTP como o Filezilla, aonde você terá apenas que informar seus dados de login e senha fornecidos pela sua hospedagem para se conectar à sua conta e enviar os arquivos.

A que vou ensinar aqui é mais prática e é feita pelo cpainel, que é um software de gerenciamento de contas disponível pela maioria dos servidores de hospedagem, incluindo o Hostgator, que é a que utilizo. O endereço do cpainel é fornecido assim que você cria a sua conta no servidor de hospedagem.

Ao se logar na sua conta, você descerá a página até a seção “Files” e clicar no ícone da pasta aberta chamada “File Manager” ou gerenciador de arquivos.

file manager do cpainel

Abrirá uma janelinha solicitando que você escolha o diretório para o qual quer transferir os arquivos. Escolha “Web root (public HTML)”, o que significa que os arquivos ficarão visíveis para todos que visitarem seu site.

Se você gerencia  vários sites, envie os arquivos para a pasta com o nome do seu site.

Abra a pasta, clique na opção “upload” para transferir os arquivos do wordpress do seu computador para o servidor.

subindo os arquivos do wordpress

Você será direcionado para uma página aonde escolherá o arquivo que deverá subir: no caso o arquivo compactado do wordpress que você acabou de salvar em alguma pasta de seu computador. Espere alguns segundos para que a transferência se complete.

Note que para que a transferência fosse realizada dessa maneira, os arquivos estavam todos compactados no formato zip. Então assim que voltar para o File Maneger, selecione o arquivo e escolha a opção extract para que todos os arquivos wordpress sejam extraídos e fiquem disponíveis para quaisquer edições.

Você vai reparar que os arquivos do wordpress foram extraídos para a pasta com o mesmo nome. Se você deixa-los aí dentro, o visitante do seu site, só irá acessar seu blog se ele digitar o endereço www.seusite.com.br/wordpress. Então você deve abrir a pasta, selecionar todos os arquivos e movê-los para fora dela colando-os dentro da pasta raiz do site.

arquivos do wordpress

Criando o Banco de Dados.

O próximo passo é criar um banco de dados que será vinculado à plataforma wordpress dentro de sua conta de hospedagem. Para isso role a página até databases e escolha a opção “MySQL data bases” para criar seu banco de dados.

MySQL data bases

Na próxima página vai ser solicitado que você atribua um complemento para o nome de seu banco de dados. Escolha um nome que seja relacionado com seu blog, para que facilite a identificação e clique em criar.

Criação do banco de dados para o wordpress.

A seguir surgirá uma mensagem confirmando que você criou seu banco de dados. Volte para a página anterior e atribua agora um nome de usuário e senha para que você possa acessar seu banco de dados.   Anote bem esses dados que eles serão bem úteis na próxima etapa.

criação de usuário e senha

Por fim restará vincular o usuário que você acabou de criar ao banco de dados, para que ele possa realizar quaisquer alterações nele tais como criar, editar, etc…

No menu abaixo,selecione o nome de usuário e adicione ao banco de dados, clicando no botão add.

adicionar usuario ao banco de dados

Você será direcionado para uma página em que editará todas as permissões que o usuário terá dentro do banco de dados. Marque a caixinha “all privilegies” e clique em “make changes” para efetuar todas as alterações.

permitir todos os privilégios

 

Associando o wordpress ao seu banco de dados.

Agora temos que vincular o wordpress a esse banco de dados. Volte ao File Manager, abra a pasta do wordpress e edite o arquivo wp-config-sample.php.

  1. Em primeiro lugar selecione-o clique no ícone “rename” para alterar o nome dele para “wp-config”.
  2. Em seguida clique em edit para abrir o arquivo e editar algumas de sua configurações.

configurações do wordpress

Localize neste arquivo os trechos entre aspas ‘nomedoBD’, ‘username_here’ e ‘password_here’ e substitua respectivamente pelo nome completo do banco de dados, nome de usuário e senha que você acabou de criar.

banco de dados do wordpress

Feitas as edições salve o arquivo.

 

Instalando o wordpress.

Completada todas estas etapa acesse o seu site, digitando o endereço completo.

Se você chegou a uma página como esta, parabéns! Você está quase no final do procedimento e chegou à famosa página de instalação do wordpress.

tela de instalação do wordpress

O wordpress irá solicitar que você informe o nome do seu site, atribua um nome de usuário e senha, que serão solicitados todas as vezes que você se logar no seu painel de administração. A página ainda te solicitará seu endereço de e-mail e indagará se pretende que os mecanismos de busca indexem seu site. É evidente que você quer isto. Marque esta opção e clique em instalar o wordpress.

Se tudo correu bem e você seguiu todos os passos corretamente, então você será direcionado para uma página contendo uma mensagem de Sucesso, dizendo que o wordpress foi instalado corretamente!

Nessa mesma página, você poderá realizar o login no seu painel de administração do wordpress, aonde você poderá realizar qualquer edição em seu blog.

É por meio deste painel que inserir plugins e templates que melhorarão o aspecto visual do blog, mas isso já é assunto para outras postagens.

 

Gostou deste artigo?  Então insira seu e-mail abaixo e receba minhas dicas e atualizações deste blog gratuitamente

3 Comentários

  1. Pingback: Tutorial de como usar o cpanel- Parte II - Formas de se Ganhar Dinheiro na Internet.

  2. Pingback: Ganhe dinheiro exibindo anúncios do pop ads. - Formas de se Ganhar Dinheiro na Internet.

  3. Pingback: A escolha certa do seu nicho de mercado lucrativo. - Formas de se Ganhar Dinheiro na Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *