10 dicas para se tornar um vendedor de sucesso no Mercado Livre

Embora seja muito importante que você tenha uma loja virtual com domínio próprio, ela não é um pré-requisito fundamental para que você inicie com o pé direito no mundo dos negócios digitais.

 

Imagine que você não tenha capital suficiente para abrir uma loja na rua principal de seu bairro, mas que tenha condições para alugar um quiosque num shopping center.

 

Pois o ambiente virtual também tem este espaço onde centenas ou até milhares de vendedores podem se concentrar num único local para venderem seus produtos como se fosse um shopping online, e estes locais são chamados de marketplaces.

 

O maior Marketplace do Brasil e da América Latina é o Mercado Livre, que está presente em 19 países, além de ser o 9º site de e-commerce mais acessado do Mundo.

 

A grande desvantagem de se anunciar no Mercado Livre, é que você entrará em concorrência direta com milhares de vendedores, sendo que os campeões de venda já estão estabelecidos lá há algum tempo com boas reputações.

 

Mas se você seguir estas dicas, que são frutos de minha própria experiência e de outros mercado líderes.

 

Escolha bem o seu nicho de mercado.

 

Essa talvéz seja a dica mais fundamental.   Para fugir da concorrência, você deve escolher um meio termo entre os produtos que são mais vendidos e aqueles que tem baixa concorrência e se especializar somente nesta linha de produtos.  Fuja dos produtos óbvios campeões de venda como celulares, pen drives ou roupas de marca, pois há centenas de vendedores vendendo os mesmos produtos, e você terá poucas chances sequer aparecer nas buscas, sendo um novato.  Além disso a alta concorrência e a disputa por preços diminui drásticamente a margem de lucro nestes nichos.

Procure por produtos de boa aceitação e que são novidades no mercado.

 

Transmita uma imagem profissional.

Imagem profissional

Assim que você cria um cadastro no mercado livre, você é obrigado a criar um nome de usuário com que as pessoas identificarão a sua loja. Evite escolher qualquer nome e crie um que passe uma impressão mais profissional, como por exemplo: shop das grifes, marcastop ou algo do gênero.

 

Também capriche no visual do anúncio.  Se você entende de HTML, crie uma página de vendas com visual único e que seja a sua identidade visual.  Mas se você não dispõe deste conhecimento, na própria internet, você encontra belos templates editáveis à uma custo bem pequeno.

 

Confesso que eu mesmo não criei os meus templates.  Adquiri um pacote com 12 templates facilmente editáveis e de grande beleza visual.  Eles funcionaram muito bem para mim, e o melhor de tudo foi o investimento que tive de fazer para adquiri-los: Apenas R$ 9,90 uma única vez.  Também recomendo que se utilize deste pacote que tem um excelente custo-benefício.

 

Crie um título bem descritivo

Um bom título pode ser fundamental para que seu anúncio seja encontrado mais facilmente nas buscas ou que seja clicado quando aparecer no resultado das buscas.

 

Uma boa dica é compor o título com as palavras que o seu futuro cliente esteja procurando, e quanto mais descritivo ele for, maiores serão as chances dele escolher o seu para dar uma olhada.

 

Um jeito simples de criá-lo seria o de informar o nome do produto + marca + modelo + especificações técnicas + serviços adicionais.

Confira alguns exemplos:

Capa celular iPhone 6s emborrachada prata e verde resistente

Relógio Invicta 0074 Banhado à ouro 18 k original

 

Faça uma boa descrição.

Depois você criará a descrição do seu produto, informando todas as suas características como cores, tamanho, modelo, peso, funcionalidades e especificações técnicas. Procure informar tudo o que considerar relevantes para seu futuro comprador, e não deixe margens à dúvidas.

 

Insira boas fotos.

Tirando boas fotos

Quem não ouviu o famoso ditado “Uma imagem é melhor do que mil palavras”?  Pois na internet esse ditado é mais verdadeiro ainda, já que o comprador não tem contato físico imediato com a mercadoria.

 

As imagens serão a vitrine da sua loja virtual, por isso capriche nelas. Jamais utilize as fotos de terceiros ou do fornecedor, pois isso afeta tanto a sua credibilidade como vendedor como a do produto que está sendo oferecido.

 

Por isso capriche, utilizando a sua melhor câmera fotográfica ou um celular de última geração.  Tire fotos de vários ângulos de seu produto para que o cliente tenha uma visão o mais próxima do tridimensional do mesmo e que sejam de alta resolução ( no mínimo 800 X 600 pixels) para que os compradores possam aplicar a função zoom e possam enxergar todos os detalhes.

 

Outras dicas importantes são a de colocar o seu produto contra o fundo branco, sem elementos adicionais, brilhos, reflexos que sejam bem focadas e com boa iluminação.

 

Nada de bordas, logos, marcas ou qualquer publicidade sobre a imagem, que possa tirar a atenção do produto.

Se você tiver uma máquina boa, procure colocá-la na função macro, que ajusta o foco para objetos próximos. Procure também ajustar da melhor forma possível a luminosidade e o brilho.

 

Outra boa dica, que aumentará a credibilidade de seu anúncio é a de gravar um vídeo mostrando como ele funciona.  O vídeo é uma ferramenta poderosa e imprescindível no e-commerce, que traz uma aproximação muito maior entre comprador e cliente.

 

Seja ágil no atendimento

Um ponto que muitos não dão a devida atenção, mas que pode fazer toda a diferença nas vendas é a agilidade no atendimento.

O mercado livre dispõe de um campo onde o visitante do seu anúncio pode fazer uma pergunta para esclarecer algum ponto que não ficou esclarecido sobre o seu produto.     Se o seu anúncio estiver recebendo uma quantidade razoável de visitas, certamente você receberá uma boa quantidade delas por dia.

 

A agilidade na resposta será um fator de fundamental importância na concretização da venda, pois pense no seguinte:  O comprador muito provavelmente não fez somente esta pergunta para você mas para dezenas de outros concorrentes seus, que vendem o mesmo produto.  E ele tem pressa, não quer esperar muito tempo, sendo provável que feche com o primeiro negociante que responda a sua dúvida de maneira satisfatória.

 

Mas você não precisa ficar a toda hora entrando como um louco na sua conta do Mercado Livre ou de seu e-mail para averiguar se há novas perguntas para serem respondidas.  Basta você baixar para o seu celular o aplicativo do Mercado Livre, que você será notificado toda a vez que houver uma nova pergunta.

Ah! E seja muito cortês e solicito toda a vez que responder uma pergunta, mesmo que ela seja a mais idiota possível.

 

Sempre ofereça o Mercado Pago como meio de pagamento.

Mercado pago

O mercado pago é o meio de pagamento que transmite mais segurança para o comprador, pois primeiro este paga ao Mercado Livre o valor da mercadoria, que por sua vez  só é liberado para o vendedor assim que o cliente sinaliza que recebeu o produto.

 

O Mercado Pago oferece três possibilidades de pagamento: por boleto, por cartão de crédito com opção de parcelar a compra em até 12 X sem juros ou usar o saldo disponível na conta do Mercado Pago.

 

O melhor de tudo, é que na compra parcelada, o vendedor recebe todo o valor de uma única vez imediatamente e ainda pode transferir o dinheiro para uma conta bancária de sua titularidade à uma taxa fixa de R$ 3,00.

 

Portanto o Mercado Pago é a solução mais vantajosa tanto para o comprador como para o vendedor.

 

Envie imediatamente a mercadoria!

É claro que o comprador não gosta de esperar muito tempo.  Se você efetuar alguma venda, e o pagamento constar como aprovado, poste a mercadoria nos correios ou a entregue pessoalmente no prazo máximo de 24 horas.  Essa agilidade contará muitos pontos tanto na sua qualificação que será feita pelo comprador ao final da transação, como no seu grau de profissionalismo dentro da plataforma do Mercado Livre.

 

Se for efetuar a entrega via correios, é fortemente recomendado que se utilize do Mercado Envios, que é uma parceria do Mercado Livre com os Correios, que permite que o comprador pague uma tarifa pelo frete 50 % mais barata do que o valor normal.

 

Além disso, você pode imprimir no site uma etiqueta com todos os dados do endereço fornecidos pelo comprador, colá-la no pacote e levar até a agência dos correios mais próxima, que você não será cobrado em nada para enviar seus pacotes.

 

Além disso, com o Mercado Envios, você poderá realizar o acompanhamento do andamento da postagem dentro de sua própria conta do Mercado Livre, e assim que o sistema acusar o recebimento, seu dinheiro será liberado.

 

Outra grande vantagem é que o vendedor que se utiliza do Mercado Envios ganha mais destaque nos resultados de pesquisa, fazendo com que você apareça mais e consequentemente venda mais.

 

O mercado envios é mais uma ferramenta exclusiva do Mercado Livre, que tornou tanto a vida de compradores como de vendedores mais prática.

 

Promova seus anúncios com o sistema de publicidade do Mercado Livre

Existem três modalidades de anúncios no Mercado Livre:

  • gratuita – Como diz o nome, nesta modalidade, não há cobrança de nenhuma tarifa, mas tem o prazo de validade de apenas 60 dias, além de contar com uma baixa visibilidade nas buscas, e de permitir a venda de apenas uma unidade por anúncio.   Para quem vai vender produtos usados esta é uma boa alternativa, mas não é preciso nem dizer que esta modalidade não é aconselhável para quem pretende se profissionalizar como um vendedor em série de produtos novos.
  • clássico- Tem mais visibilidade do que os anúncios gratuitos e tem duração ilimitada, mas só oferece o parcelamento com juros ao comprador.  Ao final da transação, é cobrada uma tarifa de 10 % sobre o valor do produto.
  • Prêmium – Assim como o clássico tem duração ilimitada, mas tem mais visibilidade ainda dentro das buscas. Além disso oferece o parcelamento em até 12 vezes sem juros.  É cobrada uma tarifa de 16 % sobre o valor da venda.

 

Estas modalidades de anúncios pagos e as tarifas cobradas pelo Mercado Livre variam com o tempo, mas cabe à você fazer testes com as diversas modalidades de anúncios pagos e ver qual a que tem o melhor custo-benefício.

 

Se nem estas modalidades de anúncios proporcionarem resultados satisfatórios para você, poderá partir para campanhas de publicidades mais agressivas e eficazes disponíveis no Mercado Livre.

 

Se quiser saber mais sobre estas soluções de publicidade, aconselho que acesse a página de Publicidade do Mercado Livre.

 

Conquiste uma boa reputação.

conquiste uma boa reputação no mercado livre

O Mercado Livre dispõe de um sistema de qualificação, que permite medir o grau de profissionalismo e seriedade de um vendedor ou de um comprador perante o restante da comunidade.   É assim que funciona: logo que é concretizada uma negociação cada uma das contrapartes da transação qualifica a outra de acordo com o seu grau de satisfação como positiva, neutra ou negativa.

 

Atender bem o cliente e conquistar muitas qualificações positivas é uma fator fundamental para que o vendedor progrida dentro da plataforma.  Por isto é fundamental sempre tratar bem o cliente e mesmo quando por algum motivo, ele o qualificar negativamente, procure entender o motivo da qualificação e tente saná-la da melhor forma possível, propondo uma troca ou até mesmo a devolução do dinheiro, persuadindo-o para que ele altere a qualificação para positivo ou neutro.   Mesmo se ficar no prejuízo em uma ou outra negociação, tenha em mente que a sua reputação é o seu bem mais precioso dentro da comunidade altamente concorrida do Mercado Livre.

 

Conclusão

Aqui eu analisei de forma bem superficial sobre os 10 fatores que são mais determinantes sobre o sucesso de um vendedor no Mercado Livre. Como você percebeu, não basta abrir uma conta no Mercado Livre e sair anunciando seus produtos, para se tornar um campeão de vendas.    É necessário que se atente muito bem à todos estes fatores sem exceção.

 

Mas se você quiser se aprofundar no assunto e seguir todas as orientações necessárias para se tornar um Mercado Líder, eu sugiro o execelente curso Como Vender no Mercado Livre composto por mais de cinco horas de vídeos, de autoria do Michael Oliveira.

conteudo-como-vender-mercado-livre

Michael Oliveira atua no Mercado Livre desde 2002 e graças às suas técnicas, produtos e atendimento diferenciados se tornou um Mercado Líder em pouco tempo.

 

Portanto ninguém melhor do que ele para ensinar em todos os detalhes as técnicas matadoras que vão te colocar no caminho do sucesso.

Adquira já o Curso Como Vender no Mercado Livre já e se coloque na direção certa do sucesso.

 

 

 

 

 

 

Gostou deste artigo?  Então insira seu e-mail abaixo e receba minhas dicas e atualizações deste blog gratuitamente

2 Comentários

  1. Irlane

    Olá, você sabe me dizer quantas vendas eu tenho que efetuar para ficar com a barrinha verde como vendedora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *