O Fim do MegaFilmesHD e a lição que ele deixa para todos os empreendedores digitais.

Recentemente, a internet brasileira foi abalada pela interdição do site MegaFilmesHD, que foi desativado pela polícia na chamada operação “Barba Negra”, que visa combater a distribuição ilegal de conteúdo protegido por direitos autorais.

 

O site MegaFilmesHD era um dos mais conhecidos do Brasil e oferecia um acervo impressionante de mais de 150 mil filmes, séries de TV, documentários e shows, que poderiam ser assistidos de graça pelos visitantes. O site era tido como o maior da América Latina neste gênero e rendia a seus donos o incrível faturamento médio de R$ 70 mil por mês gerados por meio da publicidade veiculada no site.

Mega-filmes-hd

 

A polícia federal prendeu em Sorocaba o casal que gerenciava o site sob a acusação da prática de crimes de constituição de organização criminosa com pena de três a oito anos de prisão mais multa estipulada pelo juiz; e de violação dos direitos autorais, com pena de dois a quatro anos de prisão mais multas.

 

Manifestações em torno do fim do MegaFIlmesHD.

 

Devido à grande popularidade do site, a prisão do casal e o fechamento do site levantou na internet uma grande onda de discussões polêmicas e de manifestações, em sua grande maioria lamentando o fim do MegaFilmesHD e acusando a prisão como uma punição exagerada, levando-se em conta os grandes criminosos do País como políticos e empresários corruptos e causadores de grandes desastres ambientais que permanecem livres, leves e soltos rindo da população brasileira.

Minha reação ao saber do fim do MegaFilmesHD.

Houve também quem defendesse o trabalho do casal, e de donos de sites semelhantes, que estariam contribuindo para disseminar gratuitamente conhecimento, informação e entretenimento para uma população, que em sua grande maioria tem dificuldades para consumir produções culturais de qualidade com a frequência adequada.

 

Por outro lado, as produtoras de filmes e séries se veem seriamente prejudicadas com o livre compartilhamento de suas produções sem que houvesse a comercialização dos direitos autorais, comprometendo não só os produtores como os próprios artistas que dependem delas.

 

Polêmicas à parte é incrível como um site que foi sinônimo de sucesso na internet e que teria recebido cerca de 60 milhões de visitas por mês no primeiro semestre de 2015, e cuja página no Facebook tinha mais de 4,5 milhões de seguidores chegou ao fim de maneira tão melancólica.

 

Esse vigoroso sucesso e o incrível faturamento que o site proporcionava aos seus donos, estavam assentados em alicerces de areia, que fez com que todo o castelo desabasse de uma vez só.

 

Lição deixada pelo fim do MegaFilmesHD.

 

Todo este episódio deixa uma grande lição para todos os empreendedores digitais:

 

O Megafilmes HD foi um exemplo concreto de que sim, é possível obter um sucesso estrondoso na internet e ganhar rios de dinheiro online.

 

Mas como em qualquer empreendimento, se você quiser construir uma base sólida para o seu negócio, deverá pautá-lo pela ética, evitando qualquer trapaça, jogo sujo ou qualquer desrespeito à lei vigente no país.

 

Veicular qualquer conteúdo ilegal pode lhe trazer algum sucesso momentâneo agora, mas irá lhe causar sérios prejuízos futuramente, fazendo com que anos de dedicação e trabalho duro sejam completamente perdidos.

 

 

Gostou deste artigo?  Então insira seu e-mail abaixo e receba minhas dicas e atualizações deste blog gratuitamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *