Oito razões de porque você ainda não ganha dinheiro na internet.

Ganhar dinheiro na internet é o sonho de muita gente. Afinal, quem não gostaria de demitir o seu patrão, ter plena liberdade de trabalhar quando quiser, de onde quiser e como quiser com um negócio próprio que funciona em grande parte no piloto automático?

Mas infelizmente são bem poucos os que ingressam neste Universo, e que obtém sucesso com seus blogs, lojas virtuais, fãs pages entre outros empreendimentos. A grande maioria já está tentando há algum tempo e não ganhou um centavo sequer.

Você, se chegou à este artigo, provavelmente faz parte deste grupo que ainda não consegue se sustentar somente com os ganhos online.

Pois nele,  irei citar oito grandes razões de porque a maioria das pessoas não ganha dinheiro na internet. Fique atento para não repetir ou ao menos evitar ao máximo estes erros.

 

            A ilusão do Dinheiro Fácil.

O erro da ilusão do dinheiro fácil

O primeiro choque para os iniciantes no marketing digital é o de descobrir que não existe dinheiro fácil na internet. Talvez pelo fato de os falsos “gurus” do internet marketing venderem tanto a ideia do dinheiro fácil, do ganhar dinheiro sem fazer nada, dos segredos que permitirão a explosão de vendas, etc; criou-se no nosso inconsciente a falsa imagem de na internet tudo é mais fácil do que no mundo real, de que depois de um pouquinho de trabalho tudo vai funcionar no piloto automático.

Sim. A internet facilita muita coisa: seus anúncios, sua marca podem ter uma abrangência nacional ou até mesmo internacional, você não terá custos tão elevados como num negócio tradicional, seu empreendimento funciona 24 horas por dia e 7 dias da semana e realmente muita coisa pode sim ser automatizada, fazendo com que seu negócio cresça de forma acelerada sem que você tenha de interferir muito no processo; mas antes de você chegar nesta etapa terá que trabalhar duro e planejar muito!

Justamente pelas facilidades que a internet proporciona, todo mundo quer fincar a sua bandeira neste terreno promissor, e por este motivo, você tem que se diferenciar e trabalhar mais arduamente do que a sua concorrência para obter sucesso.

 

Você não está sendo original.

falta de originalidade

            A originalidade é o grande segredo para se destacar na internet. Muitos iniciantes caem no erro de copiar tudo que seus concorrentes fazem achando que assim a sorte irá lhes sorrir da mesma forma.

É um erro primário e fatal, já que além do plágio ser um crime, a cópia é facilmente identificada e punida pelos mecanismos de buscas como o Google.  Além disso, você só estará sendo mais um a oferecer mais do mesmo.

É claro que ninguém é tão original a ponto de a todo o momento estar inventando a roda ou de criar uma obra-prima. É necessário realizar uma pesquisa prévia sobre um determinado assunto antes de escrever sobre ele, dar uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo ou falando a respeito de determinado tema. Ninguém cria do nada, mas mesmo quando você for reproduzir um modelo de negócio é muito importante que você acrescente algo que lhe seja próprio, que o diferencie dos concorrentes e atraia cada vez a atenção das pessoas.

Aborde um assunto sobre um ponto de vista que as outras pessoas ainda não viram, escreva numa linguagem diferente com suas próprias palavras, satisfaça uma necessidade de seus clientes, que você acha que seus concorrentes não estão atendendo. As pessoas visitam tantos blogs, subscrevem tantas newsletters, se inscrevem em tantos canais do youtube, curtem tantas fãns pages, compram de tantas lojas, que certamente não se lembram ou voltam aos locais que visitaram. Mas se você conseguir surpreender seu cliente e satisfazer uma necessidade que nenhum outro concorrente satisfez, você certamente será lembrado e seguido por ele durante um bom tempo. Essa fidelidade tem efeitos multiplicadores, pois este seguidor irá lhe indicar para outros amigos.   Enfim procure deixar a sua marca na internet.

 

A não escolha de um bom subnicho de mercado.

nicho de mercado errado

A sua tarefa de fugir da concorrência e de atender as necessidades da sua audiência será facilitada tremendamente se você focar num determinado subnicho de mercado.

Os grandes nichos genéricos costumam atrair muitos empreendedores, e com isto a sua concorrência irá aumentar. Além disso, esses grandes nichos já são dominados por grandes nomes que já construíram a sua autoridade e credibilidade há muito tempo. Será muito difícil para você que está apenas começando e aprendendo muita coisa, competir de cara com estes tubarões.

Imaginemos que identificamos que o grande nicho sobre o tema “emagrecimento” seja bem rentável. Nesse sentido seria muito mais vantajoso para você focar no subnicho de “emagrecimento para mulheres que acabaram de ter filhos” por exemplo, já que aí você atenderia uma audiência mais reduzida e com uma necessidade específica.   Se vender camisas importadas de marca costuma render um bom lucro, considere revender apenas camisas de uma determinada marca apenas, e voltado para o público infantil. Nesse caso, as suas chances de sucesso serão maiores.

 

A falta de foco.

 falta de foco

            A falta de foco é um dos maiores responsáveis pelo fracasso na internet. Afinal, você é bombardeado diariamente pelos anúncios dos desenvolvedores de sistemas de geração de dinheiro online, cada um falando que o seu método é infalível, é o melhor de todos. Diariamente lemos dezenas de blogs sobre o assunto ganhar dinheiro online e concordamos em receber e-mails regulares de muitos de seus autores. Assistimos centenas de vídeos sobre ideias mirabolantes de negócios online.

Enfim somos bombardeados diáriamente pelo excesso de informação que acaba não sendo organizado corretamente e assimilado pelo nosso cérebro. Quando tentamos um método de ganhar dinheiro e não vemos o resultado de imediato, somos fortemente tentados a abandonar o velho método e adotar um novo ensinado por outro “guru” ou blogueiro.

Ou ainda ocorre o problema de atirarmos para todo os lados, nos dedicando à vários projetos ao mesmo tempo, para ver qual o que dá certo primeiro.

Muito deste hábito se deve à péssima qualidade da maioria dos cursos de internet marketing no Brasil, aonde é comum se ensinarem técnicas bem defasadas ou que simplesmente não funcionam e são vendidas por verdadeiros picaretas. Cria-se portanto uma grande desconfiança em relação à qualquer método e o abandonamos assim que ele não apresenta resultados.

O meu conselho é de que você adquira e estude bastante qualquer curso indicado por este blog, já que indico apenas cursos e métodos que já adquiri e testei. Além disso são cursos produzido por pessoas de muito nome e reconhecida autoridade na comunidade do internet marketing.

Estude e dedique-se com afinco à implementação do que é ensinado no curso, e somente depois de reproduzir o conhecimento e obter os primeiros resultados parta para outro projeto sem ter de abandonar o primeiro.   Isso acontece porque é na fase inicial que um projeto online requer maior dispêndio de trabalho e motivação, sendo difícil, portanto, a distribuição desta energia entre diversos projetos.

 

Receio de investir.

 

            Justamente pelo bombardeio de informações gratuitas à qual somos submetidos diariamente, sendo que muitas delas são de baixa qualidade ou defasadas; temos uma grande necessidade de aprendermos ou nos aperfeiçoarmos nos treinamentos e cursos pagos de qualidade criados pelos grandes mestres do internet marketing.

Hoje em dia, felizmente vivemos no Brasil uma realidade bem diferente da descrita no tópico anterior, pois podemos contar com grandes cursos de muita qualidade produzidos por empreendedores de vanguarda que estão ensinando para o público brasileiro os métodos poderosos e eficientes que funcionam no mercado norte-americano há anos.

Nestes cursos encontramos muito conteúdo ensinados pelos maiores experts do mercado que tem autoridade de sobra para dizer o que funciona e o que não funciona. Além disso, toda informação se encontra totalmente organizada num passo-a-passo que deve ser seguido à risca pelo aluno.

Muitos destes cursos vão ainda mais longe e só liberam um módulo do curso depois que o aluno confirmou que estudou e aplicou os ensinamentos do módulo anterior.

Estes são exemplos de cursos de reconhecida qualidade e que já ensinaram milhares de pessoas no Brasil a trilharem o caminho do sucesso na arte de ganhar dinheiro na internet.

Usufruindo de seu conteúdo, você ainda ficará bem à frente daqueles que acham que podem iniciar seus projetos com base nas informações gratuitas.

Mesmo se você adquirir qualquer um destes cursos e achar que ele não é para você, que não obterá resultados, poderá ficar tranquilo, já que todos eles oferecem uma garantia de até trinta dias, reembolsando seu dinheiro sem maiores burocracias.

Você pode ainda assim ter algum receio em adquirir algum destes cursos, mas pense bem no quanto de tempo e dinheiro que qualquer profissional tem que investir em cursos antes de se lançar no mercado de trabalho.

Além disso em qualquer negócio, você terá que investir em publicidade, mão de obra, etc. Estes custos existem nos negócios online, com a grande diferença de que eles são bem inferiores em relação aos negócios tradicionais.

 

A Falta de Tempo.

Falta de tempo

A falta de tempo é a desculpa que muitos dão para não se empenharem com afinco nos seus negócios online. Realmente essa fase em que a pessoa está iniciando o seu projeto é bem complicada mesmo, afinal ela já divide as horas do seu dia entre o trabalho que dedica ao seu emprego, o tempo perdido no trânsito, os alfazeres domésticos, as refeições, a atenção que dá à família, e ainda por cima tem separar no mínimo duas horas por dia para se dedicar a seu site…

Bem, mas aposto que você consegue encontrar duas horinhas do seu dia para ficar assistindo televisão, conversando no Facebook ou jogando. Sim! O lazer é extremamente importante, mas há tempo para tudo.

Pense no que é prioridade para a sua vida, e visualize um futuro muito, mas muito breve em que esse tempo de sacrifício será recompensado por muito tempo livre, no qual você poderá desfrutar de um padrão de vida invejável em que poderá curtir a maior parte do dia com sua família ou fazendo as coisas que mais ama fazer.

Outra vantagem, é que se no início você precisa dedicar no mínimo duas horas de seu dia na construção de seu negócio online, depois quando ele estiver florescendo você não precisará de mais do que quatro a seis horas diárias de trabalho para continuar administrando-o ou criando e mantendo outros negócios. Uma carga horária bem inferior à de qualquer emprego tradicional.

Portanto, nesta fase inicial mais difícil, é importante manter o foco e a disciplina e separar pelo menos duas horas do seu dia para se dedicar exclusivamente ao seu negócio.   Trabalhe intensamente nesse período e evite ao máximo ser interrompido.

 

            Problemas emocionais.

mulher estressada

Eu sei muito bem. Não é nada fácil manter o foco, a disciplina e a motivação depois de uma jornada extenuante de oito horas diárias no seu emprego e de ter enfrentado um trânsito caótico.

Eu mesmo sofria de profunda falta de motivação quando comecei a trabalhar com a internet. Afinal depois da rotina altamente estressante e desgastante do meu emprego, o que eu mais queria fazer quando chegava em casa era me desligar de qualquer trabalho, relaxar e distrair a minha mente com jogos, vídeos ou redes sociais.

Para piorar, essas tentações estavam presentes no que deveria ser meu principal instrumento de trabalho: o computador.

Além da disciplina rígida de se forçar a sentar na cadeira e ficar diante do computador trabalhando no mínimo duas horas por dia com seu projeto, recomendo que você combata arduamente o estresse ou qualquer outro problema emocional que estiver atrapalhando o seu desempenho.

Pratique com certa frequência alguma atividade da qual você goste muito como dança, canto, um esporte, ou qualquer outra atividade física; que certamente lhe trará muitos benefícios tanto para a sua saúde física como emocional, criando a motivação necessária para encarar essa dupla-jornada no início.

 

Você só está pensando no dinheiro.

pensamento só em ganhar dinheiro

Se você está sendo original, está bem focado no seu projeto e no seu subnicho de mercado, está se empenhando arduamente, produzindo bastante e mesmo assim ainda não ganha dinheiro na internet; o que pode estar ocorrendo é que você deve estar pensando somente no dinheiro.

Isso pode parecer paradoxal, mas muita gente acha que vai ganhar muito dinheiro assim que utilizar técnicas comprovadamente ineficazes que visam o lucro imediato, tais como enviar spam para uma lista de e-mails que você acabou de comprar ou para as centenas de grupos do facebook ou Google Groups de você participa, entulhar o seu blog de banners e pop-ups de propagandas antes mesmo que ele tenha um conteúdo de qualidade e esteja recebendo um tráfego considerável.

Existem muitas técnicas eficazes de se ganhar dinheiro na internet, mas em todas elas você deve primeiro conquistar a confiança e a fidelidade de seus potencias clientes, produzindo conteúdo de qualidade e criando um relacionamento que posteriormente será utilizado em alguma estratégia de marketing.

 

            Conclusão.

 

Bem, são muitos os fatores que são os responsáveis pelo sucesso ou fracasso das pessoas na arte de ganhar dinheiro online. O assunto é muito complexo e citei aqui os que considero principais.

E você saberia destacar mais algum fator?

 

 

Gostou deste artigo?  Então insira seu e-mail abaixo e receba minhas dicas e atualizações deste blog gratuitamente

1 Comentário

  1. Pingback: Os fatores para o Sucesso para o Empreendedor Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *